Equipe e Financiamento

Financiamento

Em 2011, o programa Santa Afro Catarina teve o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina através da concessão de bolsas de extensão, bolsas permanência e bolsas-cultura para alunos de graduação.
Em 2012 o programa foi custeado por verbas do governo federal através do Programa de Extensão universitária PROEXT 2011.
A publicação da coletânea "História Diversa: Africanos e Afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina" foi financiada pela FAPESC, através do edital de publicações 2009.
Em 2013, o programa contou novamente com apoio da UFSC, através do PROCULTURA, do BOLSA CULTURA e do PROEXTENSÃO.
Em 2014, o programa foi financiado pelo Programa de Extensão universitária PROEXT 2014.

Coordenadoras

Andréa Ferreira Delgado – Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, tem sua atuação profissional voltada para a área de Ensino de História. Foi professora, por 14 anos do Centro de Ensino de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás e atualmente é professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na formação inicial e continuada de professores. Atuou no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por vários anos e coordenou a área de História no PNLD 2012. Coordena o Grupo de Pesquisa “Patrimônio, Memória, Educação  – PAMEDUC” (CNPq) desde a sua criação em 2010.

Beatriz Gallotti Mamigonian – Doutora em História pela Universidade de Waterloo (Canadá), na área de História da Diáspora Africana. Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2002, tem orientado pesquisas sobre a escravidão e a presença africana em Santa Catarina desde 2000. Coordenou o projeto “Africanos no Sul do Brasil”, financiado pela FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina) em 2003-2004. Co-organizadora dos Encontros Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional desde 2003. Oferece semestralmente desde 2007 a visita guiada “A Desterro dos Escravos e Libertos” a graduandos de História e Geografia, e a professores da Rede de Ensino. Foi co-roteirista do curta de animação “Caronte e a Baleia” (Walter Plitt Quintin, 2000, financiado pelo MinC).

Professores Colaboradores

Henrique Espada Lima – Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Caarina. Autor de A Micro-História Italiana: Escalas, Indícios, Singularidades (Ed. Civilização Brasileira, 2006), atualmente pesquisa trajetórias de libertos na Ilha de Santa Catarina.

Mônica Martins da Silva – Doutora em História pela Universidade de Brasília e professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua área de atuação é o campo do ensino de história e suas relações com a educação patrimonial e a cultura escolar.

Joseane Zimmermann Vidal – Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora de História da Rede Municipal de Florianópolis. Trabalhou como Assessora Pedagógica para a área de História na Secretaria Municipal de Educação no período de 2006 a 2010 e atualmente trabalha com a formação continuada na rede municipal coordenando a área de História (anos finais) e ministrando cursos para os professores dos anos iniciais.

Daniela Sbravati – Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora de História da Rede Municipal de Florianópolis, atualmente da Escola municipal Dilma Lúcia dos Santos (Armação).

Sub-Coordenador (pesquisa e website)
Vitor Hugo Bastos Cardoso – Mestrando em História na UFSC.

Estagiário-docente 
Fernando Bartholomay Filho – Mestrando em História na UFSC.

Consultores de pesquisa
Sandra Oenning da Silva – Mestre em História na UFSC;
Jaime José Silva – Mestre em História na UFSC;
Vinícius Possebon Anaissi – Mestrando em História na UNICAMP;

Estágio (Escola Dilma Lúcia dos Santos)
Ederbal Souza Bezerra 
Isabella Cristina de Souza
Letícia Gondim
Mariana Goulart 

Santa Afro Catarina na Escola
Evelyn Pinheiro
Tales Kamigouchi
Isaac Facchini Bandinelli
Gustavo Zanin
Felipe Augusto Werner dos Reis
Mariana Goulart

Pesquisa
Miriam Karla Machado
André Fernandes dos Passos
Caroline Cunha Mendes
Felipe Augusto Werner dos Reis
Fernando Morschheiter
Bruno Lemos 

Novos Módulos
Rosana Ceni
Simone Lima Nicolau
Ingrid Lima Kuerten
Bruno Lemos
Lucas Simões Ferreira

Apoio Técnico
Taís Massaro 
Yuri Calazans 

Colaboradores
Cássila Cavaler Pessoa de Mello
Dalton Lopes dos Reis
Ederbal Souza Bezerra
Jefté Brandão Januário
Lídia Schneider Bristot
Marie-Eve St-Onge
Pedro Granada

Agradecimentos
Cláudia Mortari Malavota
Clemente Gentil Penna
Martha Rebelatto
Patrícia Ramos Geremias
Rafael da Cunha Scheffer